RSS Feed

domingo, 14 de setembro de 2008

Sobre A Responsabilidade


“- O que tu vai ser quando tiver 22 anos? – perguntou uma criança a outra.

-Vou ser médico! – respondeu ao indagador – e tu?

-Astronauta! –respondi.”

Quando era criança e brincava de carrinho com um amigo, lembro de ter feito esta pergunta a ele e hoje, 13 anos depois, vejo que as coisas são demasiadas diferentes do que esperávamos.

1° Não vejo meu amigo com freqüência alguma, mas sei que ele tem uma linda filha.

2°Não me tornei astronauta, mas pelo menos não tenho uma filha.

3º Perdi meu apreço pelas estrelas e não quero ser mais astronauta.

4° Fico me questionando sobre o que serei quando tiver 30 anos.

5° Ainda adoro carrinhos!

Na infância as únicas coisas que nos são diminutos são a estatura e os problemas. O tempo é maior. A felicidade é maior. Os amigos são maiores. As brincadeiras são mais divertidas. E me pergunto por que a tal responsabilidade se manifesta de uma maneira voraz, nos impelindo a fazer coisas desmotivadoras, desprovidos de vontade, nos deixando na condição de proletariados sedentos por um salário mínimo.
Será que se eu perguntar o porquê disto ao meu amigo e sua filhinha, eles me respondem?
A verdade é que a vida é feita de fases, ou alguém decidiu que ela seria assim ( O capitalismo, talvez?), e sem percebermos, as situações nos impulsionam a buscar conforto, seja para nós ou quem acharmos necessário; nossos pais, afetos, amigos, todos!
Porém enganam-se aqueles que pensam que responsabilidade é uma má feitora. Pelo contrário. Depois de aceita de bom grado, ela ajuda a moldar o caráter tornando o individuo muito mais apto para o que está por vir.

“- Médico? – indagou a criança desconfiada – mas tu morre de medo de sangue!

- E tu? Como vai ser astronauta se tu tem medo de altura?”

Um abraço ao meu sempre amigo Adriano.

2 comentários:

::: Letz ::: disse...

òtimo texto...não sabia qescrevia tão bem...
Agora sobre o conteudo e comparando à minha vida... eu qri se bailarina...adorava dançar no pátio de casa com uma fita amarrada em um graveto...
Hoje Sou estudante de agronomia...e continnuo com minha inseparável timidez...
Quando "creci" a timidez apareceu....

bjus Didju...Ana Letícia...

Tx disse...

eh vc ta ganahndo no quesito filhos!
xD
E tinha outras coisas pra escreer mas nao lembro!