“Será que o sofrimento é realmente opcional ou é uma condição?”
Li em algum lugar (ou alguém me falou, não lembro ao certo), uma frase que diz mais ou menos assim: “Sentir dor é normal, mas o sofrimento é opcional.”. Lendo isto e pensando a respeito concluo que o autor desta frase não sabia do que estava falando. Pessoas próximas de mim terminaram um relacionamento de quatro anos, e isso me remete ao fim do meu próprio relacionamento. E o que temos em comum é que ambos sofremos sem ter como recorrer a uma opção de não aceitar esta condição de sofredores. Com o fim, não querendo cair em uma redundância, muitas coisas simples e necessárias acabam. Costumes, hábitos, vozes, jeitos, sorrisos... Tudo isto deixa um profundo vazio, dando vigor à única coisa presente nesse momento, que cada um se sente como uma casa vazia, antes, mobilhada, com pessoas lhe dando sustentação, e agora com um solitário móvel centralizado no quarto. Isso é sofrer. Sentir-se assim como esta casa, como este quarto.
3 comentários:
nao sei se sou uma das pessoas! mas OMG! concordo com a frase do sofrimento ser opcional! so que as vezes nao temos muitas opções!
Penso que uma mescla dos dois!
As vezes se torna uma condição para que você aprenda a viver outra 'é' uma opção...você sofre pq quer e não pq não tem escolhas!
=#
Postar um comentário